Comunidade Católica Mariana Hesed

"Não farei senão uma coisa, começar a cantar o que hei de repetir eternamente:

'as misericórdias do Senhor'." (Santa Teresinha)

 

            Nós da Comunidade Católica Mariana Hesed (palavra hebraica que significa misericórdia), abraçamos a vida religiosa com o carisma de experimentar, viver e "cantar as misericórdias do Senhor", numa vida de oração, adoração, contemplação, reparação, celebração, ação de graças e missão.

            A nossa espiritualidade é a busca da união com Deus aos moldes dos santos carmelitas, em especial São João da Cruz, Santa Teresinha e Santa Teresa de Jesus; tem também forte influência em nossa espiritualidade Santa Faustina, por seus escritos e revelações sobre a Divina Misericórdia e São Luiz de Monfort por sua profunda doutrina e devoção à Santíssima Virgem.

            A pedido de um bispo que ajudou nossas Madres fundadoras, a comunidade passou um tempo vivenciando o carisma e a espiritualidade internamente, para depois receber e acompanhar as vocações. A fundação da Comunidade ocorreu em novembro de 1997, pela Madre Maria Kelly Patrícia e Madre Maria Jane Madeleine, e hoje já contamos com 20 membros (incluindo as que estão fazendo experiência). Atualmente temos a benção e o acompanhamento do nosso arcebispo Dom José Antonio Aparecido Marques.

            No silêncio à escuta do Amado, somos conduzidas ao deserto e mergulhadas no mistério de amor, contemplamos a misericórdia como maior atributo de Deus, que revela Seu Amor esponsal (Os 2,16.21s) e plenificado em Jesus, tendo início na encarnação, atingindo seu apogeu oblativo na Paixão e perpetuando-se na Eucaristia.

            A Eucaristia é o ápice da nossa vocação. É a união consumada, é Ele em nós, e nós nEle. A Eucaristia é o céu na terra, céu na fé, enquanto se espera a visão beatífica, face a face. Temos em nossa casa Santa Missa diária; como almas adoradoras, auxiliadas pelos Santos Anjos e chamadas a sermos Anjos de Altar, temos também adoração perpétua. Jesus Sacramentado é adorado durante todo o dia pelas irmãs e a noite permanece uma irmã ou um adorador externo (vocacionadas, comunidade externa, leigos, etc).

        A missão é consequência da nossa vida espiritual, é levar as almas ao encontro com Aquele que se encontra nela mesma. Buscamos fazer isso na evangelização pela música (eventos promovidos pela comunidade ou por outros).Na vivência, testemunho e propagação da espiritualidade e carisma Hesed (pregações e formações em retiros,eventos, comunidades e onde somos chamadas de acordo com nossas possibilidades) e ainda fornecendo através de nossa livraria literatura espiritual selecionada a fim de levar a alma a esse encontro pessoal com o Amado.

 

"A razão sublime da dignidade do homem consiste na sua vocação à união com Deus"

Verbi Sponsa